sexta-feira, 26 de março de 2010

Palestra aborda políticas públicas para mulheres





O Palácio do Comércio Miguel Damha sediou, na noite de terça-feira (23), a Palestra “Políticas Públicas para Mulheres”, promovida pelo CME (Conselho da Mulher Empreendedora) do município, com apoio da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos).
Nesta oportunidade, a presidente do CME, Suzana Flores, agradeceu a presença das mulheres e ressaltou as atividades desenvolvidas pelo grupo: “O Conselho da Mulher Empreendedora tem o intuito de angariar fundos a entidades assistenciais; apoiar iniciativas nas áreas de educação e cultura e proporcionar a renovação dos conhecimentos de suas integrantes. Para isso, elaboramos um diversificado cronograma de ações, que inclui para este ano palestras informativas, eventos beneficentes, rodada de negócios e campanha do agasalho”, concluiu.
Proferida pela secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, a palestra abordou diversos temas, dentre eles, a luta das mulheres, políticas públicas para a categoria e formas de assegurar seus direitos.
De acordo com Rose Mendes, as mulheres precisam de um atendimento integral para romper o ciclo de violência em que vivem e para isso, todas as instituições devem estar em diálogo permanente. “A violência contra as mulheres é um problema de direitos humanos. Pesquisas mostram que a cada 15 segundos, uma mulher é espancada no Brasil, sem contar aquelas que sofrem em silêncio, por medo ou vergonha de denunciar o agressor”, alertou.
Em seguida, a secretária de Cidadania falou sobre o trabalho do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, cujos objetivos são deliberar, contribuir na normatização e fiscalizar políticas relativas aos direitos da mulher. “Entre suas atribuições destacam-se: fiscalizar para que se cumpra a legislação; formular diretrizes e promover atividades para a defesa dos direitos da mulher e colaborar na elaboração de políticas nesta vertente”, exemplificou.
Por fim, Rose Mendes falou sobre o Programa de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, que conta com a Casa Abrigo, uma entre as 65 do país. “O município conta ainda com a Seção de Atendimento à Mulher, em que são promovidos projetos interdisciplinares envolvendo as mulheres. Certamente, é o conjunto de ações que trará um resultado satisfatório”, finalizou.
Mais informações: http://conselhomulherempreendedora.blogspot.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário