terça-feira, 3 de agosto de 2010

Mulheres falam de empreendedorismo e negócios em São Carlos

Na manhã do dia 31 de julho a sede do Palácio do Comércio de São Carlos esteve de portas abertas para receber as mulheres empreendedoras da cidade. O motivo foi a realização do 1º Encontro de Mulheres Empreendedoras, realizado pelo Conselho Municipal de Mulheres Empreendedoras (CME) com apoio da Associação Comercial e Industrial (Acisc), Prefeitura Municipal e Sebrae-SP no Centro Paulista.

Na abertura das atividades, a assistente do Sebrae-SP, Débora Conceição Silva, falou às mulheres presentes sobre o Prêmio Mulher de Negócios como uma grande oportunidade para que trajetórias femininas de sucesso se tornem estímulos para outras mulheres investirem na vida profissional. “Entre os empreendedores do Estado de São Paulo, 35% são mulheres e o Sebrae busca valorizá-las com esse prêmio.” afirma Débora, reforçando que as inscrições estão abertas até 15 de setembro.

O encontro contou também com as presenças do prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba, do presidente da Acisc, José Eduardo Casemiro, e da presidente do CME, Suzana Flores, que reiterou a alegria de realizar esse primeiro encontro de mulheres empreendedoras em São Carlos, antes mesmo da realização do Encontro Estadual de Mulheres Empreendedoras, previsto para ser realizado no dia 4 de agosto. “Este último ano, o Conselho Municipal tem buscado realizar várias atividades com o objetivo de dar visibilidade às mulheres e ao papel que desempenham na sociedade atual, por isso estou muito contente com a realização do encontro”, conta.

Ana Vitturi, uma das empreendedoras presentes, aprovou a iniciativa. Ela disse que apesar da mulher estar muito presente no mercado de trabalho, é muito discreta a propagação de suas histórias de superação. “Esta foi uma oportunidade para mostrar o potencial feminino, a gente sempre contribuiu para as despesas da casa e está mais do que na hora de mostrar nosso trabalho. Nós somos uma força isolada, precisamos nos unir para nos tornarmos cada vez mais fortes”, ressalta.

A programação do encontro abriu espaço para realização de ginástica laboral, encontro de negócios e desfile de modas, além da palestra “Comunicar e crescer: construindo e consolidando sua empresa”, com as psicólogas Lia Botta e Malu Vidal. Segundo Lia Botta, o objetivo da palestra foi mostrar por meio da trajetória da mulher na sociedade como se deu o desenvolvimento de suas habilidades com relação ao empreendedorismo.

Malu Vidal falou sobre o papel diferenciado da mulher desde a Pré-história até a sociedade atual e do desenvolvimento de suas habilidades. “Negociação, afetividade, responsabilidade, organização, flexibilidade e outras características que antes eram canalizadas somente para a casa e para a família, nos dias de hoje passaram a ser instrumentos de destaque quando usadas amplamente na condução de empreendimentos”, ressalta a psicóloga.

Durante a palestra, as mulheres presentes puderam contar experiências e conhecer histórias de outras empreendedoras, tornando a oportunidade interativa. “Toda mulher é empreendedora e somos privilegiadas porque empreendemos na família, no trabalho, sempre aproveitamos uma situação ruim para tirar algo bom e transformar”, finaliza Dagmar Franco, empresária do ramo da alimentação em São Carlos.

Visite a página do Sebrae-SP no Centro Paulista

Siga o Sebrae no Twitter

Contatos para a imprensa:
Andreoli MS&L a serviço do Sebrae-SP
Valda Rocha - Assessora de Comunicação
Tel: (16) 3306-9001 / 9167-9899
E-mail: valdamrocha@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário