quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Mulheres empreendedoras são homenageadas

Acisc

A Câmara Municipal, com apoio do CME (Conselho da Mulher Empreendedora) do município e da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), realizou na noite de sexta-feira (25), a Sessão Solene em Homenagem às Mulheres Empreendedoras.
São elas: Maria Alice Rugai, eleita a Mulher Empreendedora do Ano; Maria Mercedes Hildebrand do Prado, Mulher Empreendedora Homenageada, e Yvone Petrucelli Catóia, Mulher Empreendedora Emérita.
Yvone Petrucelli Catóia, Maria Mercedes Hildebrand do Prado e Maria Alice Rugai

Dentre as autoridades presentes estavam o deputado federal Lobbe Neto, o presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, João Paulo Porto de Toledo (representando o prefeito Oswaldo Barba), o presidente da Câmara Municipal, Lineu Navarro, a presidente do CME, Suzana Flores, o presidente da ACISC, José Eduardo Casemiro, os vereadores Júlio César e Laíde das Graças Simões, além de familiares e amigos das homenageadas.
Suzana Flores, José Eduardo Casemiro e Lineu Navarro participam da solenidade

Na ocasião, José Eduardo Casemiro falou sobre a trajetória das três empresárias, enaltecendo suas conquistas e pontos em comum. "Ao verificar essas histórias de vida, pude constatar que a categoria está muito bem representada, pois apesar de estilos tão diferentes, elas são bem semelhantes no que se refere à busca incessante pelos objetivos, sempre com garra, dedicação, ética e espírito solidário", enumerou.
José Eduardo Casemiro fala sobre a importância dos títulos e a trajetória das empresárias

Em seguida, o presidente da ACISC falou sobre a importância dos títulos, que homenageiam não apenas as ganhadoras dos prêmios, mas todas as mulheres. "Seguindo a tendência mundial, a mulher sãocarlense luta para conquistar cada vez mais espaço na sociedade, mesmo que, ao lado do trabalho, tenha que dar conta de outras responsabilidades, como a família e os filhos", ressaltou.
Por fim, Casemiro mencionou que o evento visava também incentivar a participação da categoria em atividades filantrópicas, foco principal do Conselho da Mulher Empreendedora. "Apoiamos permanentemente o grupo, cujo principal objetivo é arrecadar fundos às pessoas carentes e a entidades assistenciais da cidade. Aproveito a oportunidade e convido todas vocês a conhecerem esse trabalho e a também contribuírem com a causa", finalizou o presidente da ACISC.
Familiares e amigos das homenageadas prestigiam o evento na Câmara Municipal
A solenidade - oficializada pela Lei Municipal Nº. 13.635/05, de autoria da ex-vereadora Diana Cury - visa homenagear mulheres pela destacada participação no desenvolvimento empresarial do município. A seleção acontece da seguinte maneira: a Mulher Empreendedora Homenageada deve estar neste meio há vários anos e também se dedicar à filantropia. A Mulher Empreendedora do Ano, por sua vez, deve se destacar significativamente em seu ramo de atuação. Já a Mulher Empreendedora Emérita é aquela enaltecida por sua história de sucesso, estando aposentada ou em plena atividade.
Saiba mais sobre as homenageadas:
Mulher Empreendedora do Ano - Maria Alice Rugai é formada em Educação Física, com especialização em ginástica para gestantes. Começou a fazer trufas em 1996, apenas por curiosidade e para consumo próprio. Pouco tempo depois, começou a presentear os conhecidos e em seguida, a vender sua produção pelas lanchonetes da cidade. Em 1997, ampliou o negócio e passou também a vender tortas, que há tempos eram bastante elogiadas por familiares e amigos. Em 2004, após parcerias com renomados estabelecimentos, Maria Alice alugou um ponto comercial, permitindo melhor infra-estrutura de produção e de atendimento aos clientes. Casada e mãe de quatro filhos, ela também encontra tempo para trabalhar em prol de várias entidades, dentre elas, APAE, Nosso Lar, Hospital do Câncer de Jaú, UPASC, ACORDE e AMAI.
Mulher Empreendedora Homenageada - Maria Mercedes Hildebrand do Prado nasceu em Leme, mas ainda bem jovem mudou-se com a família para São Carlos, onde formou-se professora, casou-se com Astolpho Luís do Prado e teve oito filhos. Com seu esposo, participou de Encontros de Casais, Equipes de Nossa Senhora e Cursilho de Cristandade e ainda lutou pela construção do Mosteiro São Paulo da Cruz. Desde que ficou viúva, em 1992, lidera o grupo de voluntárias do Artesanato da Rede Feminina SãoCarlense de Combate ao Câncer. Atualmente, tem 19 netos e 3 bisnetos, mas ainda encontra tempo para outras atividades, como a participação nas Comunidades de Nossa Senhora da Esperança.
Mulher Empreendedora Emérita - Yvone Petrucelli Catóia demonstra talento e criatividade para a confecção de roupas desde os quatro anos de idade, quando aprendeu a função de auxiliar de costura. Formada pela Escola Profissionalizante do SESI, ela tornou-se uma das profissionais mais conceituadas do município, completando 52 anos de atividades. Proprietária da Absoluto Costumes, Yvone Catóia é conhecida por sua competência, habilidade, carinho e paciência, tornando seu trabalho diferenciado e de alto nível.
Fotos - Elói Casagrande

Nenhum comentário:

Postar um comentário